sábado, 21 de setembro de 2013

Torta (Chata) de Maçã

Agora uma receita doce...Torta de Maçã.
Essa receita é uma delícia,vale a pena vocês anotarem,pois cai muito bem com um chá de maçã e canela agora a tarde.
Vamos lá pessoal,anotem a receita.


Fonte:http://pip.pe/post/10884/torta_chata_de_ma

Ingredientes


2 1/4 xícara de farinha
3/4 colher (chá) de sal
2/3 xícara de manteiga
8 - 10 colheres (sopa) de água gelada
2/3 xícara de açúcar
1/3 xícara de farinha
1 colher (chá) de canela em pó
1.6 Kg de maçãs, sem casca e cortadas em fatias (de no máximo 6 milímetros)
Farofa (aquela para cuca) para cobrir

Modo de preparo


Unte uma assadeira de 40x25x5 centímetros (medidas aproximadas, claro) com papel manteiga (ele precisa ficar para fora das bordas da assadeira, ok?), reserve. 

Para a massa: em uma tigela, misture as 2 1/4 xícara de farinha e o sal. Usando uma batedeira misture com a manteiga e bata até que a mistura se assemelhe a migalhas mais grossas. Polvilhe 1 colher (sopa) de água gelada sobre a mistura de farinha; gentilmente misture com um garfo. Coloque a massa suavizada no canto da tigela. Repita adicionando mais uma colher (sopa) de água gelada por vez, até que toda a mistura de farinha fique úmida. Utilizando as mãos, gentilmente sove a massa até que uma bola se forme.

Aqueça o forno em 190C. Em uma superfície enfarinhada, estique a massa em uma retângulo de 50x30 centímetros. Enrole-o envolta do rolo e desenrole na assadeira preparada. Acomode a massa na assadeira, pressionando nas laterais e levantando as bordas, com cuidado para não rasgar a massa. Apare a massa até 2 centímetros abaixo da borda da assadeira. Dobre as bordas para dentro se você quiser.

Em uma tigela bem grande, combine o açúcar, o 1/3 xícara de farinha e a canela. Adicione as maçãs. Misture com cuidado para cobrir. Espalhe as maçãs sobre a massa na assadeira. Tente cobrir igualmente. Polvilhe com a farofa.

Asse por 40 - 45 minutos ou até as maçãs ficarem macias. Se necessário cubra a assadeira com um papel-alumínio nos últimos 5 ou 10 minutos para que não fique muito dourado. Deixe resfriar na assadeira.

Sirva morno ou completamente resfriado. Corte em retângulos.

Nenhum comentário: