terça-feira, 8 de outubro de 2013

Pão Semi-Integral com Azeitonas (vegana)

                        RECEITA MARAVILHOSA...ANOTEM AÍ!!
Pão Semi-Integral com Azeitonas (vegana) 
Ingredientes

1 e 3/4 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de açúcar granulado
1 colher (sopa) de fermento biológico para pão
1 colher (chá) de alho em pó
3 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 xícara de água morna
Alecrim fresco a vontade
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
1/4 de xícara de azeitonas verdes picadas
Pimenta verde cortada em pedaços bem pequenos
1 tomate pequeno cortado em tirinhas finas
Sal e pimenta a gosto

Preparo
Misture a farinha, o sal, o açúcar, o fermento e o alho em pó e algumas folhas do alecrim fresco cortadas em pedaços pequenos. Adicione o óleo e a água. Misture e termine de trabalhar a massa em uma superfície lisa, até ficar macia (eu gosto de usar a batedeira, é fácil e muito rápido e a massa fica perfeita). Faça uma bola, unte e coloque para crescer em vasilha untada, coberta com pano úmido em água morna. Preaqueça o forno a 230°C.

Depois de 20 ou 30 minutos, desinfle a massa, abra com os dedos em assadeira retangular untada. Acomode os pedaços de alecrim fresco, os pedacinhos de tomate e de pimenta verde e a cebolinha, fazendo covinhas na massa com as pontas dos dedos e empurrando-os para baixo. Corte as azeitonas em pedaços pequenos e distribua-os na massa misturando com os outros temperos.

Você pode ir meio que enrolando a massa mesmo dentro da assadeira, a medida que coloca os ingredientes para rechear para que estes fiquem distribuídos no meio da massa. Depois ajeite com as mãos. Não se preocupe muito com a aparência que vai ficar antes de assar, ou seja a superfície do pão não precisa ficar lisinha, deixe as covinhas onde colocou o recheio porque depois a massa cresce novamente e quando assa dá um efeito lindo.

Pincele a massa com uma leve camada de óleo vegetal para deixar mais douradinha depois de assada. Se quiser pode colocar uns galhinhos de alecrim na superfície do pão para decorar. Empurre levemente com o dedo. Coloque a massa já com os temperos para crescer novamente em um lugar aquecido até dobrar de volume. Uns 15 ou 20 minutos pode ser suficiente dependendo da temperatura ambiente da sua cozinha. Leve ao forno para assar por uns 30 minutos ou até dourar.

Nota - Esta receita é super versátil e permite muitas variações de sabores. Você pode fazer o seu pão com as ervas e temperos de sua preferência e criar novidades sempre. Experimente!

Fonte: Receita e foto de Lori Elli, do blog Veganana

Nenhum comentário: